Setor calçadista lidera as solicitações de vagas de emprego na Região do Cariri -
31/05/2022

Cerca de 1.500 vagas de emprego foram captadas pelo IDT/Sine no Cariri em 2022

De janeiro a abril, o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT/Sine), captou 1.413 vagas de emprego através das suas unidades de atendimento em Juazeiro do Norte e Iguatu. Os dados são da base de gestão da intermediação de mão de obra do Ministério do Trabalho (BGIMO). De acordo com os registros, os setores que mais demandaram profissionais no período foram, a indústria (476), serviços (452), comércio (269) e construção civil (136). 

Num recorte por função, as vagas de preparador de calçados lideraram as requisições com 269 solicitações, seguido por servente de obras (123), vendedor de comércio varejista (76), alimentador de linha de produção (72) e vendedor pracista (61). 

O crescimento das demandas no segmento calçadista na região do Cariri é puxado pelos investimentos públicos e privados no setor. Em 2021, por exemplo, a Grendene passou a utilizar uma área de 10.800m²  com o apoio do Governo do Ceará, para investir na produção mensal de artefatos de calçados em Crato.  A região também concentra outros empreendimentos do mesmo ramo de atividade. 

Colado com a Indústria, o setor de serviços também tem uma grande participação na economia do Cariri. Isso se dá principalmente a partir de atividades ligadas à cultura, ao artesanato e ao turismo. 

O Ceará é um grande empregador na cadeia calçadista da região Nordeste. Os postos de trabalho gerados por este setor somado às atividades ligadas aos serviços e demais segmentos na região do Cariri, resultam em mais empregos e mais desenvolvimento para o nosso Estado. O IDT, mais do que nunca, está atento às oportunidades para incluir cada vez mais trabalhadores nos empreendimentos. 

Rede de Atendimento
O IDT/SINE dispõe de uma rede de 18 unidades de atendimento em todo o Estado, sendo duas na região do Cariri, nos municípios de Juazeiro do Norte e Iguatu. 
Atualmente, as duas unidades estão com cerca de 200 vagas abertas para diversas funções, incluindo oportunidades para pessoas com deficiência e profissionais autônomos. Para conferir a relação completa das vagas, basta acessar www.idt.org.br 

Serviço
IDT/Sine Juazeiro do Norte – Rua Interventor Francisco Erivano Cruz, nº 120 – Centro (Vapt Vupt) – Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, de 8h às 17h
IDT/Sine Iguatu - Rua Floriano Peixoto, 474 – Centro – Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, de 8h às 17h