Parceria visa ampliar oportunidades de emprego à jovens atendidos pelo Instituto IJCPM
17/06/2024

 

Foi formalizada, na última sexta-feira (14), uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), a Secretaria do Trabalho (SET) e o Instituto João Carlos Paes Mendonça (IJCPM) visando a empregabilidade do público jovem.

Por meio do Termo de Cooperação Técnica, serão viabilizadas ações de apoio e integração às políticas de promoção do emprego, do trabalho, do empreendedorismo e de formação profissional. Na prática, o IDT vai atuar na realização de cadastramento dos treinandos egressos do IJCPM, para encaminhá-los às oportunidades de emprego e para a prestação de serviços autônomos.

De acordo com o presidente do IDT, Raimundo Angelo, um dos principais objetivos da união entre as instituições é potencializar a colocação desses jovens no mercado de trabalho. “Nesse sentido, vamos disponibilizar nossa estrutura de atendimento, considerando inclusive a promoção de eventos e a oferta de palestras informativas, como as nossas Oficinas de Orientação para o Mercado de Trabalho”, informou.

Na ocasião, o secretário executivo do Trabalho e Empreendedorismo da SET, Renan Ridley, falou sobre a importância da parceria. “Acreditamos que a parceria entre o público e o privado é o melhor caminho para proporcionar a ampliação das oportunidades oferecidas, por meio da rede do IDT/SINE. Desta forma, estaremos juntos ao IDT, fortalecendo suas ações, para que ofereçam serviços de qualidade e eficiência, para empreendedores e trabalhadores,” acrescentou.

O Instituto JCPM de Compromisso Social oferece serviços como cursos pré-universitário e de férias, de qualificação profissional e formação empreendedora, atividades destinadas, prioritariamente, a jovens de 16 a 24 anos, moradores do entorno dos empreendimentos comerciais do Grupo JCPM. Em Fortaleza, desde 2014, 28 mil pessoas já foram beneficiadas pelas iniciativas.

“Nós queremos estender essa parceria, não só trazendo os jovens do Instituto para fazer o cadastro no banco do próprio IDT, mas também no encaminhamento para as vagas” explicou o coordenador do IJCPM, Edgard Cruz, ressaltando ainda que a ideia é de que as oportunidades disponibilizadas pela própria instituição também sejam direcionadas à intermediação de profissionais do IDT.