20/05/2024
Foto: Guilherme Freire
Os alunos do projeto Aprendiz Empreendedor em Ibicuitinga deram início ao módulo prático da capacitação na área de produção, na empresa de calçados Coopershoes nesta segunda-feira (20).
Marco do início da aprendizagem, a aula inaugural aconteceu no auditório da escola Enéas Ferreira Nobre na última sexta-feira (17), com a presença do prefeito Franzé Carneiro e gestores de áreas estratégicas no município. O secretário executivo da Secretaria do Trabalho, Renan Ridley e o diretor da Promoção do Trabalho e Empreendedorismo do IDT/Sine, Rubens Rodrigues, também compareceram ao evento representando os dois órgãos, que contou ainda com a participação do coordenador de Formação Profissional e Empreendedorismo, Vandebergue Uchôa, e demais técnicos do Projeto e do gerente da Unidade do IDT/Sine em Limoeiro do Norte, Lindon Johnson Azevedo, um dos principais articuladores da inciativa na região.
O Projeto Aprendiz Empreendedor é uma iniciativa do IDT/Sine direcionada a adolescentes e jovens matriculados na escola. A finalidade é preparar jovens na faixa etária de 14 a 24 para o mercado de trabalho, por meio de orientação pedagógica e psicológica (OPEPI), fomentando o protagonismo juvenil e a aprendizagem profissional.
Em Ibicuitinga, o Projeto atenderá 47 jovens do ensino médio e superior. De acordo com a parceria, todos eles são contratados pela Coopershoes para atuar na área de alimentador de linha de produção, com carga horária de 40 horas semanais.
“Temos nos empenhado em aumentar a cobertura do Aprendiz Empreendedor no estado, para contemplar cada vez mais jovens com capacitação e experiência profissional. Com a adesão de Ibicuitinga, contamos agora com seis municípios atuando no Projeto, o que significa mais inserção no mercado, mais oportunidades, geração de renda e esperanças para os jovens”, destaca o diretor de Promoção do Trabalho e Empreendedorismo do IDT/Sine, Rubens Rodrigues.
Saiba mais
O Aprendiz Empreendedor acontece em Fortaleza, Pecém, Maracanaú, Pacatuba, Jaguaribara e Ibicuitinga. O projeto mira na formulação de uma visão empreendedora e sustentável através dos cursos de Auxiliar de Logística, Costura e Vestuário, Auxiliar de Produção, Assistente administrativo e Vendas.
Em 2023, mais de 300 jovens receberam a capacitação e a inserção no mercado de trabalho oferecidas pelo projeto no Estado.