O currículo como porta de entrada para um novo emprego ou (re)inserção no mercado de trabalho

Por: José Hilário de Souza Filho
30/10/2020

O currículo pode ser compreendido muitas vezes como o cartão de visitas de qualquer profissional. É a partir das informações contidas nele, do quão atrativo é o perfil do candidato e do equilíbrio deste com o perfil da vaga oferecida, que as etapas seguintes de um processo seletivo serão oferecidas ao trabalhador.

Como todo documento, é imprescindível que o currículo seja construído e apresentado para as empresas e/ou recrutadores com muito cuidado, zelo e atenção. Erros de formatação, escrita, gramática e quaisquer excessos podem ser decisivos na hora de convocar o candidato para uma entrevista ou arquivá-lo no banco de espera para quando houver um momento mais oportuno que pode, dependendo do caso, nunca acontecer.

Quanto mais curto, objetivo e sucinto o currículo for, mais rápida será a leitura do recrutador e/ou profissional da área, e a partir disso realizar uma análise e uma avaliação concisa e efetiva. Tente reduzir e eliminar o máximo de informações possível, deixando apenas aquilo que é essencial no texto.

Tenha em mente sempre um objetivo traçado e se questione: o que eu quero com esse currículo? Onde eu almejo estar? Em qual posição, realizando quais atividades, em quais empresas? A partir daí a formatação do documento vai ganhando corpo e conteúdo.

Em termos de estruturação, evite capas ou títulos no topo da primeira página, isso é excesso, elimine. Inicie fornecendo dados pessoais como nome completo, endereço, telefone de contato e e-mail. A foto é opcional, mas é recomendável para fins de comprovação e reconhecimento do candidato no momento da chegada para a entrevista ou qualquer que tenha sido a natureza da convocação.

Abaixo desse cabeçalho deve vir o que denominamos de OBJETIVO, que nada mais é do que aquilo que você procura realizar uma vez inserido no mercado. Muitos o chamam de CARGO PRETENDIDO, porém o importante é serem identificadas as possíveis funções que o candidato se encaixe e enxergue um sentido pessoal uma vez executando tais atividades enquanto serviço remunerado. Elimine completamente textos muito amplos e cheios de floreios que não dizem absolutamente nada e não fornecem indício algum sobre onde alocar a sua força de trabalho.

Uma vez estabelecido o objetivo, segue-se com a descrição dos dados de escolaridade e formação; as experiências profissionais exercidas e que tenham relação com o objetivo traçado, e tendo a preocupação de expor neste item não só as empresas onde se trabalhou, como também o período e uma breve descrição das atividades realizadas dentro de cada cargo.

Por último deve ser criado um campo reservado para o registro dos cursos feitos pelo candidato, assim como um espaço para as informações adicionais caso seja necessário. Neste ponto é sugerido inserir qualquer dado ou informação que o trabalhador julga importante ser mencionado, mas que ele não conseguiu incluir nos campos anteriores.

Assinatura ao final do texto, inclusão de RG, CPF e outros documentos não é necessário. Caso a empresa precise realmente disso, ela própria irá solicitar, além do que garante uma segurança maior para o trabalhador, uma vez que esses dados não ficarão expostos de maneira tão clara e óbvia num documento que é feito para ser literalmente espalhado por toda a cidade.

Tente imaginar locais onde você gostaria de trabalhar, que tenham uma cultura organizacional similar ao que você entende por um bom local de trabalho, que você se sinta à vontade e que possa absorver a sua mão-de-obra, são esses os locais onde primeiro você deve entregar o currículo depois de produzido. Empresas de consultoria e terceirização de serviço são boas recomendações por conta do alcance e dos contatos que estes possuem com outras empresas. Além do próprio IDT/SINE, tendo em vista a abrangência que o equipamento possui não só em Fortaleza, como também em todo o estado do Ceará.

Tenha sempre uma versão digitalizada do seu currículo, pois está cada vez mais comum a prática de se inserir o documento nos sites ou plataformas on-line das empresas. Mantenha o seu currículo atualizado constantemente, qualquer alteração de telefone, endereço, finalização de um curso que estava sendo feito, modifique o texto no ato e, se for preciso, reenvie para substituir os antigos. Isso pode ser a peça que faltava no jogo e que vai fazer com que o candidato se mova nesse imenso tabuleiro que é o mercado de trabalho.