As novas competências do profissional do futuro

Por: Mirelle Moreira
16/10/2020

"O analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender”. (Alvin Toffler)

É com essa frase de Alvin Toffler que iniciamos nossa conversa sobre as novas competências que serão exigidas nesse novo cenário de mundo e, consequentemente, do mercado de trabalho.

Conectividade e mobilidade, são alguns dos motores que estão redefinindo nosso conceito de trabalho. Surgem novas profissões, jornadas de trabalho mais flexíveis, home office e a adoção de ferramentas colaborativas. Profissionais de todas as idades vêem seus projetos de vida e seus trabalhos ameaçados por novas formas de fazer que retratam novos modos de viver.

As novas gerações também vêm influenciando diretamente a forma como trabalhamos. Num mundo onde quase tudo fica obsoleto da noite para o dia, quais serão as novas habilidades necessárias para os próximos anos ? Como acompanhar esse mundo vuca em constante inovação?

A seguir listamos 10 das skills* do profissional do futuro:

1 Letramento digital/Habilidades tecnológicas
2 Empatia
3 Adaptabilidade/Flexibilidade
4 Inteligência emocional
5 Resolução de problemas e tomada de decisões
6 Criatividade
7 Orientação para servir
8 Gestão de pessoas
9 Negociação
10 Análise de dados

O conhecimento técnico ainda é e seguirá sendo muito importante, mas decorar fórmulas e nomenclaturas muito em breve não fará mais sentido num mundo onde um clique bastará para obter informações sobre praticamente tudo. No mercado de trabalho do futuro, a velocidade da mudança será tão rápida que o prazo de validade para as habilidades técnicas será curto. Por isso, a aposta para o desenvolvimento profissional deve ser em características mais comportamentais, que serão sempre necessárias.

Segundo a executiva do Google Michele Schneider, o melhor profissional será aquele que compreender que a inteligência pode ser desenvolvida por qualquer software, mas que a consciência de sentir e olhar para dentro é o que irá diferenciar os humanos dos robôs. Aquele que entender que o segredo está em somar hard skill e soft skills será não apenas o profissional, mas o ser humano do futuro.

* Skills - competências