22/01/2021
"O mundo seria um lugar melhor se as pessoas se perguntassem com mais frequência: e se fosse comigo?"
Somos seres sociais e por consequência, diariamente, estamos no contato com pessoas, sejam elas trabalhadores, empresários, colegas de trabalho ou familiares. Essa relação por vezes flui de maneira fácil e transparente, mas nem sempre é assim. Precisamos estar atentos para que nossas opiniões ou formas de lidar com o outro não interfiram nessa relação. Precisamos exercitar nossa EMPATIA.
E a empatia nada mais é do que a ação de você conseguir se colocar no lugar do outro e agir do jeito mais correto possível em relação a isso. Atitude fundamental para quem lida com pessoas no atendimento de nossas Unidades.
Quando um trabalhador nos procura e tenta entrar em contato com a empresa, provavelmente ele precisará ter o seu problema resolvido e não podemos ser omissos quanto a isso. Precisamos humanizar o atendimento, para que ninguém seja recebido de forma fria e impessoal. O desemprego é um problema sério e podemos ser um diferencial na vida de muitas pessoas.
Algumas dicas podem ser importantes nesse exercício diário de desenvolver-se para ser uma pessoa empática:
Respeite a opinião alheia: não é necessário concordar 100% com o que diz uma outra pessoa.
Escute abertamente: é importante saber ouvir.
Esteja disposto a aprender: sua percepção sobre um problema nunca será a mesma de uma outra pessoa.
Conviva com o diferente: sair da zona de conforto aguça a empatia.
Compreenda que cada pessoa é única: portanto, não é possível tratar todos da mesma maneira.
Por isso, ao abordar um cliente não deixe de ouvi-lo, fazer perguntas específicas e assim entender e compreender suas necessidades, isso facilitará seu encaminhamento para vaga, conforme o perfil exigido. O trabalho para melhorar o atendimento e reduzir as reclamações deve ser contínuo, simples, claro e fácil. Assim, o IDT conseguirá estabelecer um relacionamento positivo com os trabalhadores.