OUVIDORIA

Código de Ética do Ouvidor

1 - Preservar e respeitar os princípios da "Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Constituição Federal e das Constituições Estaduais".
 
2 - Estabelecer canais de comunicação de forma aberta, honesta e objetiva, procurando sempre facilitar e agilizar as informações.
 
3 - Agir com transparência, integridade e respeito.
 
4 - Atuar com agilidade e precisão.
 
5 - Respeitar toda e qualquer pessoa, preservando sua dignidade e identidade.
 
6 - Reconhecer a diversidade de opiniões, preservando o direito de livre expressão e julgamento de cada pessoa.
 
7 - Exercer suas atividades com independência e autonomia.
 
8 - Ouvir seu representado com paciência, compreensão, ausência de pré-julgamento e de todo e qualquer preconceito.
 
9 - Resguardar o sigilo das informações.
 
10 - Facilitar o acesso à Ouvidoria, simplificando seus procedimentos, agindo com imparcialidade e justiça.
 
11 - Responder ao representado, no menor prazo possível, com clareza e objetividade.
 
12 - Atender com cortesia e respeito às pessoas.
 
13 - Buscar a constante melhoria e suas práticas, utilizando eficaz e eficientemente os recursos colocados a sua disposição.
 
14 - Atuar de modo diligente e fiel no exercício de seus deveres e responsabilidades.
 
15 - Promover a reparação do erro cometido contra o seu representado.
 
16 - Buscar a correção dos procedimentos errados, evitando a sua repetição, estimulando, persistentemente, a melhoria da qualidade na administração em que estiver atuando.
 
17 - Promover a justiça e a defesa dos interesses legítimos dos cidadãos.
 
18 - Jamais utilizar a função de ouvidor para atividades de natureza político-partidária ou auferir vantagens pessoais e/ou econômicas.
 
19 - Respeitar e fazer cumprir as disposições constantes no "Código de Ética", sob pena de sofrer as sanções, que poderão ser de advertência, suspensão ou expulsão dos quadros associativos, conforme a gravidade da conduta praticada, devendo a sua aplicação ser comunicada ao Órgão ou Empresa na qual o ouvidor exerça suas atividades.
 
20 - As sanções serão impostas pela Diretoria Executiva da ABO, ex-ofício, ou mediante representação, com direito a recurso ao Conselho Deliberativo,no prazo de 15 dias após a imposição da penalidade aos membros do quadro associativo.