Nota de pesar - José de Freitas Uchôa
19/08/2021

                                                                                                  

É com profundo pesar que os colaboradores do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) recebem a notícia do falecimento de José de Freitas Uchôa. Mestre em Economia, José de Freitas, foi convidado para coordenar a implantação do Sine/CE, em 1976, onde permaneceu como coordenador do Programa, até agosto de 1997. 

Defensor incansável das políticas públicas de emprego no Ceará para a inserção do trabalhador, José de Freitas foi escolhido como representante do Nordeste na Coordenação Nacional do Programa, no Ministério do Trabalho (de 1985 a 1997), e foi condecorado pelo Governador Lúcio Alcântara com a Medalha José Pompeu de Souza Brasil - Mérito de Educação Profissional. 

O Instituto de Desenvolvimento do Trabalho não teria se constituído e se firmado como instituição executora de políticas públicas do trabalho, no Ceará e pelo Brasil afora, se não fosse o legado acumulado pela experiência de construção do SINE-CE, no período de 1977 a 1997. A formação deste imensurável patrimônio imaterial, incorporado pelo IDT, contou com o talento e a contribuição inestimável de José de Freitas, a quem o IDT estima o mais profundo reconhecimento e gratidão.

Aos familiares e amigos, nossos mais sinceros sentimentos de pesar e solidariedade por esta inestimável perda.